Serviços de Coloração

COMO FALAR COM SEU COLORISTA: TERMINOLOGIA DE COLORAÇÃO E DEFINIÇÕES

1. Cor-base: A cor aplicada na raiz ou em toda a extensão do cabelo antes de uma técnica dimensional/criativa de cor.

2. Contraste: O contraste é obtido a partir de mechas. As mechas de alto contraste são muito mais claras em comparação à cor do resto do cabelo, proporcionando um visual mais extravagante. As mechas de pouco contraste criam um resultado mais natural.

3. Tom frio: Os tons frios podem ser aplicados em tonalidades loiras, morenas e ruivas. Uma cor é considerada de “tom frio” quando apresenta tonalidades voltadas para o azul, violeta ou verde. As cores de tom frio incluem loiros platinados, castanhos acinzentados e vermelhos arroxeados.

4. Cobertura: A cobertura é um valor de medida da capacidade de uma coloração de cobrir fios grisalhos. Algumas fórmulas de coloração são muito transparentes para cobrir bem os cabelos grisalhos. A Coloração Permanente Condicionadora Redken Color Gels oferece uma excelente cobertura para fios grisalhos e é resistente ao desbotamento da cor.

5. Dimensão: Dimensão é uma função da variedade de tons que seu cabelo pode ter. Um cabelo todo da mesma cor é considerado “plano” ou sem dimensão. O cabeleireiro pode adicionar mais dimensão ao seu cabelo com a aplicação de luzes claras ou mechas escuras.

6. Processo duplo: O processo duplo de coloração se refere a dois serviços de coloração feitos em uma única ida ao salão. Geralmente, ele ocorre quando o cabelo recebe o primeiro serviço de coloração seguido da lavagem e secagem, e depois recebe a aplicação da segunda coloração. O processo pode incluir o clareamento dos fios com a aplicação de um tonalizante ou uma coloração permanente acompanhada de um banho de brilho.

7. Pontos de luz: Os pontos de luz são mechas feitas com algumas folhas de alumínio ou áreas do cabelo pintadas, geralmente com o objetivo de emoldurar o rosto.

8. Banho de brilho: Os banhos de brilho envolvem o uso de uma coloração semipermanente para realçar, destacar, alterar, uniformizar, atenuar ou intensificar o cabelo natural ou com coloração, mantendo a harmonização do contraste.

9. Balaiagem: Balaiagem é o processo de aplicação livre de uma cor de cabelo mais clara ou um tom mais escuro em pinceladas delicadas feitas diretamente no cabelo nas áreas desejadas. Esse método é usado para criar mais dimensão com um look natural e delicado.

10. Luzes: Fazer luzes no cabelo significa isolar alguns fios selecionados e tratá-los com uma coloração ou um clareador para deixá-los mais claros do que a cor natural ou a base do cabelo. Luzes adicionam mais dimensão ao criar um contraste com o restante do cabelo e são feitas com folhas de alumínio, toucas ou pincéis especiais usados para aplicar a cor.

11. Descoloração: Descoloração é o processo químico utilizado para clarear a cor do cabelo. Fórmulas de coloração diferentes têm propriedades de descoloração diferentes.

12. Luzes invertidas: As luzes invertidas são criadas com a aplicação de uma cor mais escura usando folhas de alumínio, toucas ou pintando diretamente nos fios para criar mais dimensão. Luzes invertidas costumam ser de um tom 2 a 3 vezes mais escuro do que a base do cabelo e levemente mais quente.

13. Reequilíbrio: Reequilíbrio é o processo de restauração do equilíbrio do cabelo e pode ser feito com a combinação de luzes e luzes invertidas e/ou banho de brilho.

14. Processo único: um processo único é qualquer serviço de coloração feito em apenas uma etapa. Ele pode incluir o uso de uma coloração permanente que descolore e fixa a nova cor, um banho de brilho, luzes/luzes invertidas sem tonalizante ou um serviço criativo de coloração feito em um único processo.

15. Textura: A textura, definida pelo diâmetro de um fio de cabelo, é geralmente descrita como fina, média ou grossa. O seu cabeleireiro levará a textura do seu cabelo em consideração na hora de determinar a melhor formulação de cor para você.

16. Tendência pastel: A tendência pastel se refere aos tons suaves e mais claros de cores, como vermelho, roxo, verde, laranja, amarelo ou azul. Os tons de cor pastel são aplicados na forma de pigmentos e tonalizantes e têm um resultado melhor quando utilizados em cabelos loiros muito claros, criando tonalidades como rosa, lavanda e verde-menta.

17. Tom: O tom, quando se trata de coloração de cabelo, é o termo usado para descrever uma cor específica — loiro ”dourado”, vermelho “cobre”, castanho “acinzentado”. As cores são divididas em tons frios e quentes.

18. Tom quente: Os tons quentes podem ser aplicados em tonalidades loiras, morenas e ruivas. Uma cor é considerada de “tom quente” quando ela apresenta tonalidades voltadas para o amarelo, laranja ou vermelho. As cores de tom quente incluem loiro dourado, castanho avermelhado e cobre