Administrando a recepção

Administrando a recepção

Kristi Valenzuela é fundadora e proprietária da Crystal Focus Salon Coaching, especializada em sistemas que ajudam a recepção e as equipes técnicas a trabalharem juntas. Ela ajuda os profissionais de salão a conseguir mais vendas de varejo e um valor de recibo maior, além de manter o cliente e entender o poder do pré-agendamento. Kristi também é cofundadora da Summit Salon Business Systems, a maior empresa de consultoria de salão no mundo. Seus programas mais procurados (workshops, tele-seminários e webinars) se concentram em soluções de salão da vida real que sejam divertidas, fáceis e tragam lucro imediato.

 

No cenário econômico difícil dos dias de hoje, é importante descobrir todas as áreas com potencial de lucro escondidas no salão. Um dos últimos locais para os quais os donos de salão olham é o primeiro lugar que os clientes visitam: a recepção. Profissionais de vendas qualificados na recepção e um plano com foco de ação podem ajudar você a gerar milhares de dólares com os clientes que você já tem. 

 

Há cinco áreas principais de foco para elaborar uma equipe de vendas forte na recepção:

 

CONTRATAÇÃO

É importante ser claro(a) a respeito das expectativas de vendas da recepção para que você possa contratar as pessoas certas. Seja específico(a) durante a entrevista com perguntas sobre vendas.
A pessoa deve:
• Ter uma experiência prévia em vendas
• Estar determinada a vender

TREINAMENTO

Aprender a trabalhar com o computador e atender o telefone são importantes, mas entender a arte das vendas trará mais dinheiro no fim do dia.
Dicas:
• Dedique um tempo todos os dias ao treinamento de técnicas de vendas
• Ofereça uma experiência de serviços em primeira mão
• Faça uma atividade de role play de oferta de serviços aos clientes, vendas pelo telefone e fechamento de uma venda de varejo

METAS

Entender as expectativas mensais de vendas, acompanhar os esforços de cada um e as conquistas de toda a equipe da recepção são necessários para atingir o resultado de vendas desejado.
Dicas:
• O acompanhamento diário, semanal e mensal criará uma ação muito mais focada
• Treine e instrua cada profissional da recepção, agendando sessões individuais mensais

ELABORAÇÃO DE SCRIPT

Saber o que e quando dizer unirá os esforços do serviço de atendimento ao cliente com as metas de vendas da recepção.
Dicas:
• Palavras de um milhão de dólares produzirão resultados de um milhão de dólares
•Consistência é a chave para o sucesso: elaborar um script para os telefonemas, dar boas-vindas aos clientes e oferecer serviços

o “Você viu?”
o “Alguém já te contou sobre isso?”
o “Só para você ficar sabendo…”
o “Especial”
o “Venda de valorização do cliente”
o “Lançamento”
o “Todos os nossos clientes estão amando isso”

VENDAS

Sendo específico(a) sobre como o(a) profissional da recepção pode oferecer serviços adicionais, apresentar produtos ou dar recomendações de cuidados, o salão terá lucro instantâneo.
Ensine-os a:
• Recomendar serviços adicionais. Por exemplo, ofereça o Redken Chemistry durante um telefonema para marcar um horário ou confirmar um agendamento a fim de complementar um serviço de coloração ou luzes
• Aumente as vendas de varejo utilizando os esforços cooperativos da equipe. Certifique-se de que os cabeleireiros anotem os produtos usados durante o serviço, depois sugira que o cliente adquira esses produtos 
• Apresentação de produto, tamanhos de viagem e litros são maneiras perfeitas para aumentar a experiência de compra do cliente