Dicas financeiras

Dicas financeiras

Peter Mahoney é o presidente da Salon Consultants International, Inc., uma parceira no Summit Salon Business College, membro da rede de parceiros de negócios de Redken e proprietário orgulhoso de 25 salões de serviços completos, spas e escolas no Canadá. Ganhador do prêmio Ernst & Young de “Empresário do Ano”, Peter é considerado um dos instrutores mais eficientes da indústria de salões. Suas filosofias modernas de comunicação e liderança inspiram e incentivam a mudança pessoal em seu público.

OS TRÊS R’S

A estratégia de hoje se baseia na filosofia antiga que foca em gerar negócios por indicação, retenção de novos clientes e remarcação. A implementação eficiente desses princípios impulsionou os resultados de 20% dos principais salões no setor por décadas e é mais relevante do que nunca nos dias de hoje. Siga algumas estratégias simples e eficazes. Implemente-as com empenho e acompanhe-as com um objetivo, assim a prosperidade chegará em breve.

RECOMENDAÇÕES

Imprima cartões de visita com a oferta de 20% de desconto na próxima visita de seu cliente se ele indicar uma pessoa, mais 20% de desconto para essa pessoa.

RETENÇÃO

Crie um pacote de boas-vindas para novos clientes. Inclua uma carta de boas-vindas e 2-3 cupons de presente do tamanho de um certificado para fazer a promoção cruzada de seus serviços.
Por exemplo:
• Tratamento Redken Chemistry gratuito em seu próximo serviço
• Troca de esmalte gratuita (ou opção semelhante) em seu próximo serviço
• 20% de desconto em sua próxima compra de produtos Redken acima de US$25

REMARCAÇÃO

Coloque uma urna na recepção e dê a cada cliente que remarcar a próxima visita um cupom para participar do sorteio. Faça um sorteio a cada seis semanas de um prêmio com valor de US$100. Vales-presente, serviços gratuitos e iPods são prêmios sensacionais. Avise os vencedores por e-mail e amplie seu banco de dados. Dê ao profissional do cliente o mesmo prêmio e veja suas remarcações crescerem.

VALOR DOS SERVIÇOS

David Stanko é colorista profissional há mais de 20 anos e é Artista Redken e Consultor de coloração. Durante sua carreira, ele ajudou a inventar novas formas de usar a tecnologia da coloração. Ele também ensinou aos profissionais de salão a ver além da tecnologia na arte de seu trabalho final. David foi nomeado “Melhor Formador” e “Formador mais Inspirador” na Haircolor USA. Ele recentemente foi aceito na conceituada Intercoiffure Association, em que faz parte do comitê executivo do Conselho de Coloração.

Todo mundo adora ganhar algo. Mas isso não significa que você deve sair distribuindo presentes indiscriminadamente. Ao fundar o seu negócio, a tríade de marketing de todo o salão envolve com o que fazer upsell, onde agregar valor e quando dar.

De acordo com a estrategista global e futurista de compras Wendy Liebman, cuja empresa de varejo estratégico WSL é responsável pela publicação do Trends From the Edge, todos os consumidores estão reavaliando conscientemente o que é importante. Ao decidir onde ir e qual marca comprar, eles estão se perguntando:
• Eles gostam de mim?
• Eles me respeitam?
• Vale a pena mantê-los?
   
Quando você considerar oferecer serviços de cortesia, deixe que essas perguntas guiem você.
Com resultados instantâneos, um serviço complementar como Redken Chemistry é perfeito para oferecer de cortesia para os clientes certos.

Ofereça um serviço gratuito se:
• O cliente em sua cadeira estiver em um dia excepcionalmente ruim
• Um cliente leal indicar recentemente que está descontente com você ou com o salão
• Um cliente tiver visitado outro salão ou coloriu o cabelo em casa
• O último trabalho feito para a cliente tiver sido ruim
• Se um cliente querido e importante tiver feito uma recomendação—ofereça a ambos um item gratuito

Não ofereça um serviço gratuito quando: 
• O cliente estiver com pressa
• A fidelidade ao salão não estiver em questão
• O movimento estiver fraco
• Precisar praticar

Os brindes ocasionais criam igualdade entre os melhores clientes e ajudam a reter aqueles que estão na margem. Se você investir em conceder um serviço de US$25 e o cliente recomendar um amigo cujos serviços totalizam US$100, ou se o cliente gastar US$100 a mais do que a média em sua próxima visita, seu ROI será de 300% (sem incluir o custo de produto). Mas o mais importante é: você deixou seu cliente feliz quando ele mais precisou.

Você está melhorando seu ânimo e aparência, aumentando a vida da coloração e dando a eles o que mais precisam—um momento de calma e sem estresse e uma massagem fantástica no couro cabeludo—tudo isso “gratuitamente.” Esse tipo de recompensa faz com que você permaneça na’ “lista de favoritos” de sua clientes, nos bons e maus momentos.
BASTA CALCULAR

Faça essa equação simples para calcular o ROI de seu salão:

ROI = [(lucro – investimento)/investimento] x 100

Por exemplo, eu investi US$25 em um serviço gratuito e agora ganhei US$25 de uma indicação de cliente:

[($100 - $25)/25] x 100 = 300%


Ter esses tipos de marcas ajudam você e sua equipe a ver que os dólares estão sendo bem-investidos.


  

DICAS ADICIONAIS

• Amostras são a forma mais fácil e eficiente de aumentar as vendas no varejo. Dê amostras para seus clientes e ofereça um desconto no produto de tamanho original na próxima visita
•Faça parcerias com outros negócios locais que tenham uma clientela semelhante, como uma loja de roupas. Crie promoções únicas para gerar recomendações que tragam benefícios para os negócios envolvidos
• Destaque sua última promoção ou serviço junto aos clientes por e-mail. Essa é a forma mais fácil e eficiente de fazer divulgação e trazer os clientes para o salão’
• Faça uma pesquisa entre os clientes existentes. Faça perguntas que ajudem você a descobrir como melhorar sua prestação de serviços.  
Por exemplo: 
 • Qual tipo de produto ou serviço seria útil para você?
 • Quais horários de agendamento são melhores para você?
 • O que podemos fazer para melhorar sua experiência no salão?