Aprenda sobre varejo

Aprenda sobre varejo

Clientes informadas por seus cabeleireiros respeitam os produtos profissionais e estão mais abertas a recomendações.

O que é o comércio de varejo?

Varejo é oferecer produtos profissionais para que as clientes usem em casa e ensiná-las a melhor forma de usá-los. Você não está vendendo somente um shampoo, condicionador ou produto para styling: você está vendendo as ferramentas que suas clientes precisam para recriar o visual que você criou para elas. As clientes terão resultados melhores se usarem o que você usa.

O que você vende?

A venda de varejo cria um relacionamento sólido entre clientes e profissionais. Se uma cliente consegue recriar perfeitamente um look feito no salão, ela confiará mais no seu cabeleireiro, marcará novos horários e recomendará seu trabalho a outras pessoas.

Como vender?

A venda começa no momento do atendimento. Quando você entender a ideia da cliente, mostre tudo o que ela vai precisar para recriar o look em casa. 

10 MANEIRAS FÁCEIS DE VENDER


Os salões devem vender produtos e também serviços. E é aí que entra o varejo. Com a venda no salão, você consegue impactar suas clientes mesmo depois de sua visita, garantindo que elas tenham uma experiência de beleza fácil e descomplicada em casa. As estratégias de venda a seguir ajudarão você a criar uma experiência de aprendizado incrível para as clientes.

1. Crie uma área de venda atrativa. Ela incentivará as clientes a comprar. Tenha bastante estoque dos produtos e poucas linhas para facilitar as decisões da cliente e mostrar que você realmente acredita nos produtos que oferece.  

2. Destaque as promoções mensais. Esse passo é fundamental para chamar a atenção de clientes que adoram descontos. Coloque placas nas prateleiras dos produtos e nas bancadas dos cabeleireiros para reforçar a disponibilidade da venda. Redken disponibiliza diversos materiais de marketing, como cartazes, placas de prateleira e muito mais.

3. Use todo o poder da bancada do cabeleireiro. Em torno de 65% das vendas acontecem na bancada do cabeleireiro. As clientes passam mais tempo ali do que em qualquer outra parte do salão, então aproveite bem esse tempo. Coloque os produtos adequados no balcão, pensados para cada cliente, para que ela possa ver o que você recomenda e possa tirar dúvidas.

4. Identifique as necessidades de beleza de cada cliente. É essencial que você converse com elas sobre suas necessidades. Mostre que você resolverá todos os problemas de beleza com produtos específicos — isso será bom para vocês dois.
5. Aproveite ao máximo o tempo com a cliente. Não deixe para conversar na saída, finalize todos os assuntos enquanto a cliente ainda está na cadeira. Suas palavras terão um impacto maior quando ela está focada em você.

6. Não venda. Explique. Ao informar as clientes durante cada parte do atendimento, elas conseguem compreender melhor o valor do que estão comprando.

7. Faça perguntas abertas. Você mostrará o valor específico do produto à cliente e ela entenderá o motivo desse produto ser relevante para ela.

8. Envolva-as no processo. Isso facilita muito na hora de decidir comprar um produto. Peça que elas segurem o produto, permita que elas participem do processo de finalização/styling e dê folhetos que elas possam ler durante o atendimento.

9. Ofereça amostras. As amostras são uma forma valiosa de iniciar a compra e fazer as clientes voltarem. Ofereça descontos na próxima vez que a cliente voltar ao salão com uma embalagem de amostra vazia.

10. Ajude-as a perceber que elas merecem. As clientes precisam justificar seus gastos em agrados pessoais. O que elas sentem quando deixam o salão determinará quando elas retornarão — e quanto elas gastarão.

Sucesso de vendas = negócio de sucesso. Nunca subestime o impacto que experiências em casa terão na permanência da sua cliente com você. As clientes que compram produtos de varejo têm 70% mais chances de voltarem no salão.

Há uma grande correlação entre vendas e desenvolvimento de clientes, e isso acontece por escolha e não por acaso. Quando os cabeleireiros percebem que a lista de clientes está crescendo, eles vão passar a ter mais confiança — e seu negócio crescerá com cada vez mais e mais força. 

O PODER DAS MINIATURAS

As miniaturas têm muito poder de venda em frascos pequenos. Apesar do tamanho, as miniaturas podem contribuir muito no retorno das clientes ao salão para comprar o produto em tamanho normal.

Por que vender miniaturas?

• As miniaturas abrem a porta para oportunidades futuras de vendas — mais de 75% das pessoas que compram uma miniatura acabam comprando o produto em tamanho normal.
• Elas são uma forma acessível que as clientes têm de experimentar novos produtos. Além disso, elas diminuem o receio de investir em um produto de tamanho normal que podem acabar não gostando.
• As miniaturas podem aumentar a receita de vendas. Se você não oferecer produtos em tamanho pequeno, você corre o risco de as clientes não comprarem nada.
• Elas ajudam a aumentar a satisfação da cliente. Ao recomendar os produtos certos para usar em casa, você está ajudando as clientes a recriarem os looks elas mesmas, o que fará com que se sintam bem.

Como comercializar as miniaturas

• Faça uma apresentação que chame a atenção. A seção de miniaturas de Redken oferece uma apresentação compacta, harmoniosa e profissional para esses produtos.
• Ofereça várias opções. Exponha as miniaturas ao lado de suas versões em tamanho normal. Assim, você estará disponibilizando opções para que as clientes decidam a melhor escolha para elas.
• Coloque as miniaturas em evidência na sua bancada de trabalho e na recepção. As clientes farão perguntas ou pegarão os produtos para saber mais. • Coloque em destaque os produtos mais vendidos. As clientes são atraídas por listas e coleções e pensam "se estes produtos são os mais vendidos, eles devem ser bons".