Como monitorar e precificar

Como monitorar e precificar

COMO MONITORAR O SEU NEGÓCIO

• Número de clientes por dia: quantas clientes foram atendidas, consultando a agenda ou registros pessoais.
• Número de serviços por dia: quantos serviços foram realizados em cada cliente. Se no preço do corte está incluído uma escova, devemos considerar dois serviços separados. Divida cada atendimento em diferentes serviços complementares, independentemente da estrutura de preço.
• Total de serviços por dia: valor total do recibo por todos os serviços realizados.
• Total de venda por dia: valor total do recibo para todos os produtos e utensílios vendidos.
• Número de novos clientes indicados por referência: quantas clientes foram indicadas pela sua clientela.
• Número de clientes frequentes: quantas clientes habituais você atendeu.


USANDO PARÂMETROS DE REFERÊNCIA

Depois de reunir e conhecer os dados importantes relacionados às clientes, você pode usar essas informações para definir parâmetros de referência. Esses parâmetros trazem algumas vantagens, incluindo:
• Melhorar a qualidade de vida
• Oferecer um atendimento excepcional
• Aumentar o potencial de lucro

Estas são algumas informações importantes que você obtém a partir desses números:


NÚMERO DE CLIENTES POR DIA

As estratégias de melhoria começam com o número de clientes que você recebe por dia. Uma boa referência para ter como meta é de 10 a 20 clientes por dia. Se você atende mais de 12 clientes por dia, já ultrapassou a meta desejada.


NÚMERO DE SERVIÇOS POR DIA

O ideal é realizar pelo menos dois ou três serviços em cada cliente. Cada cliente deve receber diversos serviços ou algum serviço complementar. É importante vender um visual, não apenas serviços.
Algumas referências para ter em mente são:
• Oito clientes por dia devem receber entre 16 e 24 serviços
• 10 clientes por dia devem receber entre 20 e 30 serviços
• 12 clientes por dia devem receber entre 24 e 36 serviços


NÚMERO DE NOVAS INDICAÇÕES

Você deve ter pelo menos uma nova cliente por semana indo ao salão por indicação. Existem cinco estratégias para conseguir indicações:
• Peça por elas. Se as suas clientes de sempre adoram o que você faz, aproveite esse momento para pedir que elas mandem novas clientes para você. Vale-presentes são uma ótima forma de incentivar novas indicações.
• Ofereça novos serviços por novas clientes. Se as clientes atuais mostram interesse por um novo serviço que ainda não receberam, ofereça um serviço de cortesia se elas trouxerem uma nova cliente.
• Faça descontos por cada nova cliente. Se uma cliente sua trouxer uma amiga, ela ganha 10% de desconto por cada cliente que elas indicarem.
• Promova serviços de manicure e pedicure e/ou outros tratamentos para que esses profissionais encaminhem novas clientes até você.
• Participe mais da sua comunidade, ofereça serviços para eventos de moda e de instituições de caridade, faça eventos de corte de cabelo beneficente e outros eventos que ajudam pessoas menos favorecidas. É uma excelente maneira de criar uma rede de contatos e conhecer clientes potenciais.


NÚMERO DE CLIENTES FREQUENTES

Clientes habituais devem representar pelo menos 80% do seu negócio. Quando atingir a meta de 10 a 12 clientes por dia, você conseguirá oferecer um melhor atendimento e aumentar o potencial de lucro.

DEFININDO METAS

Use a Tabela de Qualidade de Clientes para entender como um melhor gerenciamento de clientes pode impactar no lucro.
Funciona assim:
1. Escolha um total de serviços por dia como referência ou meta na coluna esquerda da tabela.
2. Na linha superior, coloque o número de clientes que estão marcadas na sua agenda (ou que você pretende atender) em um dia comum.
3. Procure o quadrado onde a coluna com o número de clientes por dia se encontra com a linha do total de serviços por dia.
4. Esse quadrado mostra o preço médio que cada cliente deve gastar para que você alcance sua meta.
Toda vez que alcançar uma meta, você melhora o atendimento, aumenta o potencial de venda e melhora a qualidade de vida.


COMO INFORMAR O AUMENTO DE PREÇO

Falar às clientes que você atualizou os preços pode criar situações desconfortáveis.
Algumas formas eficazes de informar o novo preço são:
• Informar verbalmente
• Enviar um cartão eletrônico
• Escrever na newsletter
• Publicar em seu site
Lembre-se: o objetivo de aumentar os preços é renovar a clientela e abrir espaço para novas clientes e serviços complementares.
Se você se preocupa em perder clientes, recomendamos que:
• Desenvolva um plano ou objetivo
• Defina metas e parâmetros de referência
• Monitore seu negócio
• Não aumente seus preços, renove sua clientela
O seu negócio precisa de tempo para crescer e evoluir. Experimente abordagens diferentes, acompanhe o crescimento e veja o que funciona melhor para você. Encontre tempo para comandar seu negócio ou ele acabará comandando você.


PREPARANDO A EQUIPE PARA UM AUMENTO DE PREÇO

Um dos primeiros passos para ganhar, aprender e viver melhor é atualizar seus preços. Preparar e envolver a equipe nesse processo é fundamental. Ao atualizar os preços, você renovará sua agenda, abrindo espaço para atrair novas clientes — clientes que estão em sintonia com o que você deseja alcançar e que ajudarão você a maximizar o seu potencial de lucro.


NÍVEIS DE AJUSTE DE PREÇO

ENTENDA AS VANTAGENS

Nível 4: Aumentar o fluxo
Os cabeleireiros deste nível entendem que precisam ajustar seus preços para renovar a clientela. Sabem que, apesar de estarem perdendo clientes, estão criando novos espaços na agenda para oferecer um atendimento melhor, com serviços especializados. Eles também poderão atender novas clientes por indicação que estejam dispostas a pagar o novo preço.

Nível 3: Melhorar o foco
Os cabeleireiros deste nível estão começando a ficar muito lotados. Não estão conseguindo passar tempo suficiente com as clientes e começam a ficar para trás, o que é estressante. Eles sabem que chegou a hora de atualizar o preço.

NÃO ENTENDE AS VANTAGENS

Nível 2: Processo
Neste nível, os cabeleireiros associam o aumento de preço com clientes indignadas. Eles sentem que não fizeram por merecer o aumento dos preços e têm medo de informar as clientes que estão atualizando os valores.

Nível 1: Distraído
Os cabeleireiros deste nível associam o aumento dos preços com perda de clientes habituais e de dinheiro. Eles acham que aumentar os preços é um ato imoral, que estão sendo gananciosos e desonestos.