A ciência do cabelo cacheado

O folículo

A forma do cabelo, cacheado ou liso, é determinada pelo folículo capilar.

Fragilidade

O cabelo naturalmente cacheado tende a ser mais frágil do que o cabelo liso. Devido à constituição não uniforme da fibra capilar, o fio do cabelo pode ter pontos em que a cutícula fica levemente levantada em relação ao restante da fibra capilar. Quando as cutículas estão levantadas, a estrutura interna fica exposta, deixando o cabelo vulnerável a danos e desidratação.

Elipticidade

A elipticidade refere-se ao nível de achatamento de um círculo. Quando a elipticidade aumenta, o nível de cachos também aumenta, assim como a fragilidade do cabelo

Alta umidade

O cabelo cacheado é especialmente vulnerável à umidade, já que é naturalmente mais poroso do que o cabelo liso. O cabelo seco exposto a um ambiente muito úmido vai gradualmente se dilatar com as moléculas de água. Quando isso acontece, o cabelo perde sua forma e fica mais cheio e com frizz.
Devido à sua forma e padrão de cachos, o cabelo fica embaraçado, o que leva à quebra ao desembaraçá-lo. Ou seja, o cabelo cacheado inchado pelo excesso de água pode perder seu padrão de cachos, criando cachos indefinidos e frizz indesejado.

Baixa umidade

Os cachos expostos ao ar muito seco sem proteção acabam perdendo sua umidade, deixando-os mais vulneráveis à quebra e pontas duplas. O resultado é uma textura não uniforme, que pode ser difícil de controlar devido à sua natureza solta.

DO QUE O CABELO CACHEADO PRECISA

Hidratação

Os formadores de cachos impedem que os óleos naturais do cabelo cubram e hidratem os fios. O cabelo cacheado e ondulado é mais seco do que o cabelo liso por natureza. A forma do folículo afeta a maneira que os cabelos cacheados e ondulados recebem hidratação na forma de lipídios ou óleos naturais expelidos pelo couro cabeludo. Ao determinar a quantidade de hidratação, considere o diâmetro e a abundância, além da forma do cacho.

Brilho

Devido às voltas e curvas, os cabelos ondulados e cacheados refletem a luz de maneira diferente dos cabelos lisos. O cabelo naturalmente cacheado raramente tem o mesmo nível de brilho do cabelo liso, pois a luz é absorvida pelas espirais dos cachos ou nas cutículas arrepiadas.

Definição do cacho

A definição do cacho refere-se à aparência geral do cabelo e como o cacho mantém sua forma. Ao melhorar a definição dos cachos é importante considerar a sua condição, além das técnicas certas de corte e styling.

PERSONALIDADE DOS CACHOS

O tamanho e a forma dos cachos varia de pessoa para pessoa. Pode existir uma mistura de diferentes padrões de cacho no mesmo cabelo. Embora normalmente haja um padrão de cachos predominante, pessoas com cachos naturais têm em média de 2 a 4 tipos diferentes de cachos. Os cachos podem ser mais fechados na área do couro cabeludo e se tornarem mais soltos ou até mesmo lisos nas pontas. Também é possível ter um cabelo mais liso que se torna gradualmente ondulado ou cacheado nas pontas.

Encolhimento

O "encolhimento" é a reação do cabelo quando é esticado e depois solto. Quando o cacho é esticado, seu comprimento pode dobrar. Isso ajuda a determinar o comprimento a ser cortado, principalmente na parte da franja.

Estrutura

A estrutura é relacionada às características físicas do cabelo e sua sustentação. Os fios de cabelo cacheado ocupam mais espaço do que o cabelo liso e se sustentam mutuamente, aumentando o volume e modificando a estrutura da forma. A fragilidade aumenta conforme o nível de cachos. Da mesma maneira, o volume ou espaço 3D do cacho também aumenta de acordo com o nível de cachos. Isso pode alterar significativamente a estrutura geral da forma ou design.

Forma

A forma diz respeito a dois aspectos: a forma individual das ondas ou cachos e a forma geral ou silhueta do design.
A forma individual das ondas ou cachos: Eles são grandes e em espiral? Largos e abertos? Eles se dobram ou são torcidos? A forma individual ajuda a determinar o tipo de cacho, o método e a técnica de corte e styling. A forma geral ou silhueta do design: a forma geral tem uma aparência de “estante”? Ela está de acordo com a forma do rosto e acompanha o padrão de cachos? A forma geral ajuda a determinar as técnicas de corte e styling.

Comprimento

O comprimento do cabelo pode afetar o comportamento das ondas e cachos. Quando eles estão secos, alterados quimicamente ou danificados, a estrutura e o padrão do cacho são afetados. Quando o cabelo é cortado ou as áreas danificadas são removidas, é como se os cachos voltassem a ter vida. Um pequeno corte pode fazer uma grande diferença. O comprimento do cabelo também pode afetar o peso sobre o cacho. Um comprimento mais longo funciona melhor nos tipos de espiral mais espessos, enquanto camadas mais curtas podem ser mais adequadas para os tipos mais finos e ondulados."