Causas, sinais e sintomas da queda de cabelo

Redken fez uma parceria com a Dra. Nicole Rogers, dermatologista credenciada, na criação da linha de soluções para cabelos finos Cerafill. Ela oferece seu conhecimento profissional para responder às suas dúvidas sobre cabelo ralo. 
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA QUEDA DE CABELO?

O cabelo ralo pode ser causado por diversos fatores, incluindo genética, estilo de vida e idade. A causa mais comum para o cabelo ralo contínuo é a calvície masculina e feminina (também conhecida como alopécia androgênica ou AGA). Ela também é conhecida como calvície de padrão masculino (MPHL) e calvície de padrão feminino (FPHL).
COMO O CABELO SE TORNA MAIS FINO?

O ciclo normal de crescimento de apenas um fio de cabelo pode durar de dois a seis anos. Quando o cabelo está saudável e cresce em um ritmo constante, ele cresce em média 1cm por mês. Quando o cabelo está mais fraco, o ciclo de crescimento diminui e permanece na fase de crescimento ativo por menos tempo.
Fase anágena
A fase anágena é a fase de crescimento, que dura de três a cinco anos, incluindo 90% do cabelo
Fase catágena
A fase catágena é uma fase de regressão de aproximadamente três semanas, em que o cabelo para de crescer
Fase telógena
Fase telógena é uma fase de descanso de três a cinco meses no ciclo de crescimento do cabelo
Miniaturização
A miniaturização ocorre no fim da fase telógena, quando os cabelos caem. Em vez de ter a mesma densidade dos fios anteriores, eles são substituídos por versões mais finas.
É comum perder alguns fios diariamente durante a lavagem ou styling. A quantidade normal é 50–100 fios por dia. Se uma pessoa perde mais de 100 fios por dia, é o caso de perda de cabelo excessiva ou prematura.

Sinais e sintomas 

“Meu rabo de cavalo parece menor”

Muitas mulheres que usam o cabelo preso em rabos de cavalo notarão uma diferença na densidade. Por exemplo, antes elas só conseguiam dar uma ou duas voltas com o elástico, mas agora precisam dar de três a quatro voltas. Caso isso aconteça durante um período maior do que 6-12 meses, pode refletir um sintoma de perda capilar congênita feminina. 
“Não consigo mais fazer penteados como antes”

Mulheres e homens reclamam que há uma mudança na textura conforme o cabelo fica mais ralo. O cabelo pode ficar mais fraco, mais quebradiço, fica facilmente mais pesado com produtos ou é muito fino para cobrir o couro cabeludo. Caso esse problema ocorra por mais de um ano e não haja fatores de estresse psicológico importantes identificados, você pode estar sofrendo de queda de cabelo precoce.
“Meu cabelo está caindo em tufos"

Quando o cabelo está caindo em tufos ou se acumula como chumaços no ralo do chuveiro, você pode estar sofrendo de uma forma temporária de queda de cabelo chamada eflúvio telógeno. Esse diagnóstico é provável se o cabelo estiver caindo por seis meses ou menos. Você deve analisar se há fatores importantes de estresse em sua vida. Procure seu médico para descobrir as possíveis causas médicas para a queda de cabelo.
"Minha família diz que consegue ver meu couro cabeludo"

O tipo mais comum de queda de cabelo em mulheres é quando o cabelo fica mais ralo em 1/3-2/3 na parte dianteira do couro cabeludo. Na maioria das mulheres, a linha do cabelo frontal permanece intacta. Ainda é essencial continuar a prevenir que os cabelos fiquem ralos usando terapias, como minoxidil tópico.
"Sempre que penteio os cabelos, eles caem"
O simples ato de pentear o cabelo pode muitas vezes resultar em uma quantidade alarmante de queda de cabelo. A maioria das pessoas que começam a usar terapias médicas, como minoxidil tópico, relatam uma redução significativa da queda diária após poucas semanas ou meses de uso."