Conheça o homem por trás dos penteados favoritos da semana de moda: uma entrevista com Guido Palau

Guido Palau já tem muitas décadas de carreira na indústria da beleza e moda, e seu nome ganha muitos elogios durante a Semana de Moda e além dela. Seja criando rabos de cavalo elegantes em Milão, seja elaborando um updo avant-garde em Paris, os looks marcantes de Guido Palau são muitos. Cada penteado criado vem de uma inspiração profunda e muitas vezes influencia as tendências mais notáveis da temporada.

Como alguém de uma pequena cidade na Inglaterra se torna um artista tão renomado? Nós perguntamos a ele.

O início

“Eu sempre tive curiosidade por estilo e me inspirava nas revistas de moda e beleza com trabalhos incríveis de Barry Lategan, Bruce Webber e o cabeleireiro holandês Christian, com sua abordagem freestyle que desafiou os limites de sua época,” declara Guido. “Depois, foi no início dos anos 80, quando os movimentos de subcultura como o New Wave, Indie e gótico coexistiram e moldaram um cenário criativo que mudou as tendências em corte e coloração de cabelo. Tudo isso despertou meu interesse pela profissão de cabeleireiro.”

A partir daí, ele iniciou sua carreira como cabeleireiro no salão Vidal Sassoon em Londres. Após 18 meses atrás da cadeira, a futura celebridade dos cabelos começou a trabalhar em uma função editorial, em que se tornaria uma figura importante no mundo dos penteados para moda.

Após seu período no salão, Guido recebeu uma proposta para trabalhar como assistente de um cabeleireiro em uma sessão de fotos para a revista Woman’s Weekly. Essa sessão de fotos foi a porta de entrada para o mundo das campanhas de moda e desfiles. Ele teve a chance de ver o que o mundo da moda tinha para lhe oferecer e traçou um caminho que logo criaria sua expressão artística para cabelos.

Mas o que alavancou a carreira de Guido foi seu trabalho no videoclipe clássico de George Michael, “Freedom! 90.” Este vídeo icônico contou com aparições de superestrelas da moda, como Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell. Seu trabalho nesse vídeo lhe rendeu o prêmio Sassoon Stylist of the Year no British Hairdressing Awards em 1990 – um título que ele ganharia novamente três anos mais tarde.

A partir desse momento, Guido se tornou um nome consagrado na moda. Em 1994, Calvin Klein entrou em contato com ele para oferecer o cargo de cabeleireiro-chefe para sua coleção de outono. Em seu primeiro desfile de moda, ele trouxe uma perspectiva única para uma marca clássica americana. “Era o período grunge, com Kate Moss, bem-bagunçada, grunge. Na época era uma estética bastante nova para cabelos,” diz Guido.

O look grunge marcou o cenário da moda nos anos 90, e o status de Guido como lançador de tendências se solidificou. Ele então começou a trabalhar com as grandes casas da moda, como Marc Jacobs, Alexander McQueen, Louis Vuitton e muito mais.

Semana de moda

Seu trabalho se tornou muito procurado, e Guido agora comanda de 30 a 40 desfiles durante cada temporada de semana de moda. Em média, Guido e sua equipe usam cerca de 300 frascos de spray de fixação da Redken para criar os looks no backstage.

“Não há como se preparar para o caos da Semana de Moda. É como um furacão, e quando ele chega, quase não sobra tempo para mais nada,” Guido conta. O tempo é tão curto que ele dormiu somente por 2 horas antes do desfile da Louis Vuitton em 2014. Um homem realmente ocupado.

“É sempre uma mistura de entusiasmo, tensão, adrenalina, limites de tempo, dirigir e inspirar equipes e noites em claro,” diz Guido. “A Semana de Moda é exaustiva, mas também me motiva e inspira a cada temporada. Estou sempre tentando criar novas técnicas com a ajuda dos produtos e uma perspectiva visionária.”

 

Buscando inspiração

 

Como uma pessoa consegue encontrar inspiração suficiente para criar looks para quase oitenta desfiles em um ano? Para Guido, isso não é tão difícil como você imagina.

 

“Eu encontro inspiração em literalmente tudo, desde caminhadas pela rua para buscar designs de arquitetura até as subculturas e a música. O lado bom de quando se viaja bastante como eu é que eu encontro inspiração em muitos países diferentes. Cada lugar tem sua personalidade, então me inspiro em museus, arte, exposições, música, arquitetura, design de todo o mundo. As mudanças no ar e na moda sempre vêm de uma inspiração, e isso está em todos os lugares. Ela está sempre se transformando a partir de algo que já vimos antes, no passado. Estou sempre buscando o que ainda virá.”

 

Além de suas próprias inspirações, Guido também trabalha com várias pessoas ao criar looks para a Semana de Moda. “Boa parte da minha inspiração vem do trabalho com pessoas excelentes. Tenho muita sorte de poder trabalhar com os mais criativos designers, maquiadores, estilistas e fotógrafos do setor e com uma empresa com pensamento visionário de moda como a Redken.”

 

São essas parcerias que ajudam a criar cada look que ele elabora. Além de trabalhar com o que há de melhor, Guido também menciona que o próprio trabalho dos designers tem um grande impacto sobre o look final.

 

 “Primeiramente, o importante são as roupas e entender o tipo de mulher e personalidade que o designer imagina e a mensagem que ele quer passar com as roupas. Sempre há uma história e com certeza é importante saber de onde ela vem. Para mim é importante entender exatamente todos esses detalhes para criar o look perfeito para esta mulher.”

É este tipo de foco voltado para a mulher que está no centro do trabalho de Guido. . “Sempre tento ir além dos limites, fazer com que as pessoas olhem para as coisas que não achem convencionais ou não estejam dentro do que se chama de ‘bom gosto.’ Você sabe, já trabalhei muitas vezes com texturas e formas que provavelmente desafiam a ideia que as pessoas têm de beleza e eu acho que estamos agora sempre indo além dos limites, os jovens estão progredindo na forma como eles se apresentam. Eles estão confrontando as pessoas com toda essa questão de fluidez de gênero e trans. Os jovens realmente têm uma voz. Eles estão se transformando para se tornarem o que realmente são.”

A moda e a mulher do cotidiano

Não é nenhum segredo: muitos dos looks marcantes de Guido são muito mais avant-garde do que tradicionais, mas não deixe que eles enganem você. Como Guido mencionou, há muitas formas de trazer esses looks para o dia a dia.

 “Como já se sabe, as mulheres de hoje estão sempre informadas, atualizadas e conectadas. Elas estão sempre on-line com seus smartphones e tablets. Elas recebem atualizações diárias e podem ver suas celebridades favoritas mudando de look até quatro vezes por semana! Por isso, é importante que os salões estejam constantemente informados sobre o que está acontecendo, com atenção para as revistas de moda, tapetes vermelhos e desfiles,” diz Guido.

“As mulheres de hoje querem algo muito mais simples do que há 20 anos. Elas querem ficar bonitas (claro), naturais e também únicas. É por isso que os detalhes são cruciais.”

Se você quer mudar seu penteado de todos os dias, Guido sugere que você comece com pequenos passos.

“Eu acho que até a coisa mais simples, como mudar a divisão do cabelo, já pode deixar seu rosto diferente. Não precisa ser nada grande. Se você sempre usou seu cabelo para o lado, coloque-o mais para o meio e isso transformará seu rosto. Ficamos muito presos à nossa aparência e achamos que só podemos ser assim, mas aí olhamos para as atrizes ou estrelas da música e as vemos transformando suas aparências e ficamos com um pouco de inveja. Mas eu acho que o que elas têm são muitas pessoas em volta, dizendo que elas são lindas, elas têm um cabeleireiro; elas meio que recebem essa confiança de outras pessoas. Eu acho que muitas mulheres da vida real perdem essa confiança e nós temos de encontrá-la dentro de nós mesmos. Talvez você tenha um cabeleireiro que possa sugerir ideias, mas o importante são as pequenas coisas—como mudar a divisão do cabelo, deixá-lo secar ao natural, sem secador, usar produtos diferentes para alcançar resultados diferentes.”

Os penteados mais simples, como o rabo de cavalo tradicional, podem ganhar destaque com mudanças pequenas e simples. Mesmo sendo o penteado mais usado por quase todo mundo, alguns truques simples podem deixar o look totalmente diferente.

“Não subestime o poder do rabo de cavalo. O equivalente à camiseta branca dos cabelos; ele é muito versátil” diz Guido.

Adicione grampos decorativos, desfie as pontas, abaixe o volume da raiz—há milhares de maneiras de levar seu penteado básico para um novo patamar moderno. Esses pequenos truques fazem a diferença no estilo de Guido.

“O look minimalista não significa que ele é simples. Há muitas camadas nele, muitas coisas e produtos que deixam um look exuberante. É um novo tipo de sofisticação,” declara Guido.

Além do penteado, é importante destacar o poder de um ótimo corte de cabelo. Seja uma franja inspiradora, seja um lob digno de Instagram, um corte pode realmente mudar toda a sua personalidade.

“As meninas estão muito mais abertas a esse tipo de transformação—corte de franjas ou camadas, ou até cortes mais ousados. Para a mulher real—eu enfatizo o “real”, as mulheres em casa, que estão lendo este artigo, etc.—o primeiro passo pode ser algumas camadas, elas crescem em até seis semanas, e você vai colocar sua franja para o lado, vai começar uma nova fase com o seu cabelo” diz Guido.

Não importa se seu cabelo é longo e exuberante ou curto e ousado, Guido acredita que a forma como você usa seu cabelo deve ser uma escolha, independentemente de tendências.

Sua caixa de ferramentas

Como um stylist global, Guido tem um conjunto de produtos à disposição para criar praticamente qualquer tipo de look que você imaginar. Os produtos que fazem parte do seu kit são um spray de fixação flexível, como o Redken Fashion Work 12, um protetor térmico para escova como o primer Pillow Proof Blow Dry ou a loção de preparação de escova Satinwear 04, além de um spray de volume como o Guts 10 para criar seus looks únicos.

 

Além dos produtos clássicos em seu kit, Guido acredita que todo mundo deve testar o spray texturizante Windblown 05. “O Wind Blown 05 é o produto do qual eu vivo falando, pois ele tem um caráter transformador de textura, mas ao mesmo tempo não assusta as mulheres. Essa é a verdadeira chave para o sucesso. Na minha opinião, o Wind Blown dá uma ótima textura, além de volume para o cabelo, por isso é um ótimo produto.”

 

Quer descobrir mais sobre o Diretor Criativo Global da Redken, Guido Palau, e seus itens essenciais de styling? Confira @Redken no Instagram para ficar por dentro de todas as atualizações sobre cabelos.